CÓDIGO DE CONDUTA
NOGUEIRA CONSULTORIA
ÍNDICE
CARTA DO PRESIDENTE .......................................................................................................................... 3
1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................................ 4
1.1 APRESENTAÇÃO ............................................................................................................................... 4
1.2 ABRANGÊNCIA ................................................................................................................................. 4
1.3 CUMPRIMENTO E APLICAÇÃO ............................................................................................................. 5
2. PRINCÍPIOS ÉTICOS ........................................................................................................................ 5
3. DIRETRIZES DE CONDUTA .............................................................................................................. 5
3.1 RELACIONAMENTO COM COLABORADORES ........................................................................................... 5
3.2 RELACIONAMENTO COM CLIENTES ....................................................................................................... 6
3.3 RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES ............................................................................................. 7
3.4 RELACIONAMENTO COM TERCEIROS .................................................................................................... 7
3.5 RELACIONAMENTO COM PARCEIROS COMERCIAIS ................................................................................... 8
3.6 RELACIONAMENTO COM AGENTES PÚBLICOS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ...................................................8 3.7 RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA .................................................................................................. 9
3.8 SUSTENTABILIDADE .......................................................................................................................... 9
3.9 CONFLITOS DE INTERESSES ............................................................................................................... 10
3.10 CUMPRIMENTO DE LEIS E REGULAMENTOS.......................................................................................... 10
3.11 POSICIONAMENTO POLÍTICO ............................................................................................................ 11
3.12 PRESENTES, BRINDES E HOSPITALIDADES ............................................................................................ 11
3.13 DOAÇÕES E PATROCÍNIOS ................................................................................................................ 12
3.14 REMUNERAÇÃO ............................................................................................................................. 12
3.15 CONFIDENCIALIDADE, PRIVACIDADE DE DADOS E INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS...................................12
3.16 PROPRIEDADE INTELECTUAL ............................................................................................................. 13
3.17 USO DE MÍDIAS SOCIAIS .................................................................................................................. 14
3.18 USO DE BENS E RECURSOS DA EMPRESA ............................................................................................. 14
3.19 REGISTROS CONTÁBEIS .................................................................................................................... 15
3.20 COOPERAÇÃO COM AUTORIDADES .................................................................................................... 15
4. TREINAMENTOS .......................................................................................................................... 15
5. COMUNICAÇÕES DE VIOLAÇÕES .................................................................................................. 16
6. INFRAÇÕES AO CÓDIGO DE CONDUTA......................................................................................... 17
CÓDIGO DE CONDUTA NOGUEIRA CONSULTORIA
CARTA DO PRESIDENTE
A Tendências Consultoria Integrada sempre foi comprometida com a ética e integridade, prezando pelo respeito às leis em suas atividades comerciais e, em tempos em que os padrões éticos, comportamentais e de preocupação com o impacto social vem sendo cada vez mais discutidos em todas as esferas de nossa sociedade, é imprescindível que nossa organização mantenha o compromisso com a nossa reputação e credibilidade, somando aos princípios norteadores de nossa empresa, o enaltecimento e consolidação da imagem da Tendências como uma empresa íntegra, que gera valores para os seus Colaboradores, Clientes e a sociedade como um todo. As diretrizes do presente Código de Conduta da Tendências, as quais servirão como guia nas suas atividades diárias, deverão ser por todos observadas, independentemente do cargo e/ou função a que estejam submetidos. Assim, cumprir e observar as melhores práticas de nosso Código de Conduta significa reafirmar, por parte de cada um de nós, a importância de manter e consolidar nossa reputação, pautada por princípios éticos e íntegros, na nossa prestação de serviços. Gustavo Loyola