Conceito
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa. É como se você tirasse uma fotografia da posição patrimonial da empresa em determinado momento, na qual serão demonstrados apenas os saldos das contas, que podem ser positivos ou negativos, encontrados no livro contábil denominado Razão.
Essa demonstração representa um instrumento importantíssimo para a gestão de uma empresa, apesar de fornecer apenas os saldos da contas. Como citado anteriormente, evidencia de forma clara as origens e aplicações dos recursos obtidos pela empresa, bem como a riqueza gerada pelo seu ciclo operacional.
Os recursos são originados do Passivo e do Patrimônio Líquido, sobretudo quando atribuídos a recursos de terceiros a curto prazo (fornecedores, salários a pagar, impostos a recolher...) e a longo prazo (financiamentos, empréstimos bancários...), assim como os recursos advindos especialmente do Capital Social, quando da constituição da empresa ou aumento deste, e dos lucros apurados no período. As aplicações dos recursos são distribuídas no Ativo, tanto no circulante quanto no permanente, sendo este último normalmente oriundo dos recursos de terceiros obtidos a logo prazo.
Estrutura do Balanço Patrimonial
A apresentação dos valores de cada conta do Balanço Patrimonial poderá ser feita em milhares de reais, e em duas colunas, a primeira com os valores do ano a que se refere a publicação e a segunda com os saldos do ano imediatamente anterior. Essa técnica de estruturação tem a função de facilitar a visualização da evolução das contas de um período para o outro, auxiliando os usuários da contabilidade na interpretação comparativa.
1. Ativo
Dentro do Balanço Patrimonial, o grupo de contas do Ativo apresenta todos os bens e direitos mensuráveis momentaneamente pertencentes à empresa. São caracterizados por agrupar os investimentos feitos na empresa pelos proprietários (vindo do capital social e dos lucros) e de terceiros.
É divido em dois grandes grupos de contas: Ativo Circulante e Ativo não Circulante.
Ativo Circulante
O Ativo Circulante representa grupos de contas que possuem o maior grau de liquidez de todo o Ativo, que analisado, demonstra quais as disponibilidades que a empresa possui.
As contas pertencentes ao Ativo Circulante caracterizam-se por se realizar dentro do exercício financeiro, ou seja, junto ao Passivo Circulante, pertencente ao ciclo operacional da empresa. Suas contas são as seguintes:
Disponíveis:
- Caixa - dinheiro disponível;
- Bancos - conta corrente ou conta movimento;
- Aplicações financeiras.
Clientes:
- Duplicatas a receber;
Adiantamento a fornecedores;
Adiantamento a empregados;
Impostos a recuperar;
Estoques:
- Mercadorias;
- Matérias-primas;
- Produtos acabados.
Despesas de exercícios seguintes:
- Prêmios de seguros a apropriar;
- Juros passivos a apropriar.
Ativo Não Circulante
O Ativo Não Circulante tem por finalidade evidenciar os grupos de contas que representam todos os bens e direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa ou adquiridos para este fim.
Realizável a Longo Prazo - as contas pertencentes as este subgrupo são categorizadas por se realizarem depois do fim do exercício financeiro, ou serão convertidas em dinheiro após 360 dias, ou mais, da realização do balanço.
Podemos definir que são bens e direitos que, apesar de fazerem parte do ciclo operacional da empresa, possuem vencimentos cuja conversão em moeda corrente se dará após uma ano, conto da data do encerramento do balanço. São exemplos de contas pertencentes a esse subgrupo:
empréstimos a sócios;
Investimentos temporários a longo prazo;
despesas antecipadas;
outras contas a receber;
depósitos judiciais.
Investimentos - neste subgrupo, estão escriturados todos os bens e direitos adquiridos pela empresa, com a intenção de obter algum tipo de rentabilidade (receita), mas fora de sua atividade normal. Caracteriza-se por ser uma aplicação de capital permanente e não especulativa. Por exemplo:
Participações permanentes em outras empresas;
Participação em fundos de investimento;
Outros investimentos;
Imobilizado - é constituído de bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com a mesma finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens. É caracterizado por estar voltado ao processamento das atividades da empresa, gerando produtos ou serviços que serão comercializados por ela. Por exemplo:
Imóveis;
Móveis e utensílios;
Maquinários;
Veículos;
Equipamentos;
Instalações;
Terrenos;
Depreciação/amortização/exaustão acumulada (conta redutora do Ativo).
Intangível - este subgrupo, serão classificados o direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. Por exemplo:
Marcas;
Patentes;
Outros bens incorpóreos;
Amortização acumulada (conta redutora do Ativo).
2. Passivo
Os grupos que compõe o Passivo representam as obrigações assumidas pela empresa com terceiros (fornecedores, salários, duplicatas a pagar...) que poderão vencer a curto ou longo prazo.
É dividido em dois grandes grupos de contas: Passivo Circulante e Passivo não Circulante.
Passivo Circulante
Neste subgrupo, são classificadas as obrigações que a empresa tem, com terceiros, vencíveis a curto prazo, ou seja, dentro do exercício financeiro da empresa. Sua classificação em relação ao vencimento é decrescente. Por exemplo:
Fornecedores;
Duplicatas descontadas;
Contas a Pagar;
Obrigações fiscais;
Obrigações sociais;
Obrigações trabalhistas;
Obrigações financeiras;
Outras contas a pagar.
Passivo não Circulante
Neste subgrupo de contas, são classificadas as obrigações com terceiros que deverão ser liquidadas após o exercício financeiro, ou seja, são exigibilidades com vencimento acima de 360 dias após o Balanço Patrimonial ser elaborado.
Exigível a Logo Prazo
Representa um subgrupo de contas que tem como foco os vencimentos de dívidas com terceiros que, apesar de terem sido adquiridas no próprio exercício ou em exercícios anteriores, terão seus vencimentos fixados após o exercício financeiro subsequente à elaboração do Balanço Patrimonial. Por exemplo:
Obrigações comerciais;
Obrigações Financeiras;
Financiamentos;
Obrigações diversas.
3. Patrimônio Líquido
Representa o valores contábeis que os sócios ou acionistas possuem na empresa em um determinado momento. Apesar de estar localizado no Passivo, caracteriza-se por não representar exigibilidade com terceiros.
O valor contábil que representa o Patrimônio Líquido é obtido pela diferença entre os valores do Ativo (circulante, realizável a longo prazo e permanente) e do Passivo (circulante, exigível a longo prazo e resultado de exercícios futuros).
São parte integrante do Patrimônio Líquido as seguintes contas:
Capital Social;
Reservas de capital;
Reservas de reavaliação;
Ajustes de reavaliação patrimonial;
Reservas estatutárias;
Reservas de lucro;
Ações em tesouraria;
Prejuízos acumulados.
Comments